Páginas

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Homofobia: o preconceito da Cultura de Montes Claros



CARTA ABERTA

A SEMANA CULTURAL IGOR XAVIER, evento já consolidado no cenário artístico /cultural de Montes Claros, já em sua 6ª edição e hoje contando com o apoio do Banco do Nordeste pelo programa BNB DE CULTURA, esteve em vias de não ser realizado por falta de espaço físico com estrutura para eventos de tal porte. Felizmente o SESC-Montes Claros abriu suas portas e nos acolheu. O SESC possui instalações perfeitas, organização, beleza e direção que prima pela responsabilidade; além de tudo isso, tem o perfil da nossa Semana de cultura.

Desde 2005 a SEMANA CULTURAL vem sendo realizada no Centro Cultural de Montes Claros sempre na mesma data (08 a 15 de março) pois além de oferecer espetáculos de qualidade a toda a população, ainda ministra oficinas na área cultural e social, uma vez que nesse período almeja-se homenagear o artista montesclarense Igor Xavier, assassinado em março de 2002 e que tinha o seu aniversário de vida no dia 15 de março.

O evento tem crescido a cada ano, trazendo artistas dos quatro cantos do país e estes por sua vez levam a nossa cultura aos seus estados de origem num maravilhoso intercâmbio cultural, valorizando infinitamente “nossa arte e nossa gente”.

Infelizmente, neste ano, (2010) a Secretaria de Cultura de Montes Claros optou por não ter a Semana de Cultura Igor Xavier acontecendo nas dependências da galeria Godofredo Guedes e do auditório Cândido Canela.

Em 23 de outubro de 2009 encaminhamos ofício de solicitação dos espaços do Centro Cultural Hermes de Paula em três vias endereçados respectivamente ao Secretário Municipal de Cultura Sr. Ildeu Braúna, ao Secretário Adjunto de Cultura Sr. Lipa Xavier e à diretora do Centro Cultural Sra. Rita Maluf.

Como não fomos merecedores de nenhum tipo de resposta, apesar da nossa insistência, procuramos os responsáveis que nos disseram estar o teatro em reforma e que ficando pronto seria utilizado para outro evento.

Entendemos que cultura não é prioridade da atual administração. Para esse tipo de governo o povo só precisa de “PÃO E CIRCO”.

Lamentamos profundamente que nossa querida Montes Claros que luta desesperadamente para se projetar no cenário cultural, pelo menos nacional, tenha voltado ao coronelismo.

Marlene Xavier -

Mãe de Igor Xavier e presidente da Associação Sociocultural “Igor Vive”
 
 
Fonte: Em Cima da Noticia
           http://luiscarlosgusmao.blogspot.com/

Um comentário:

Ana Emilia disse...

Ainda bem que o Lipa Xavier,que é brejeiro,não está na nossa politica,seria mais um com atitude discriminatoria com proprios brejeiros,já que o Igor tem suas raizes no Brejo!